top of page

DEFINA O VALOR DO PROJETO

179088-como-cobrar-por-um-projeto-de-arq

O CEAU- Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo reconhece duas modalidades básicas de remuneração para os serviços profissionais prestados pelos arquitetos e urbanistas.:

% do CUSTO

 É o critério recomendado para definição de honorários de projeto de edificações. É também recomendado pela UIA - União Internacional de Arquitetos, pela FPAA - Federação Panamericana de Associações de Arquitetos, pela maioria dos institutos de arquitetos estrangeiros e pelas entidades nacionais que compõem o CEAU.

PASSO A PASSO:

1. Determinar a tipologia da edificação (I, II, III ou IV), e o valor da Base de Honorários correspondente; (Tabela 3 e 8) 

2. Calcular ou estimar área construída.

2.1. Identificar na Tabela de Repetições o redutor para as áreas repetidas, em função da quantidade  de repetições; 

2.2. Para áreas descobertas projetadas, considerar 25% da mesma;

3. Obter o fator percentual a ser aplicado, considerando a variação de 2% a 11%; (Tabela 5);

4. Calcular o Índice de Complexidade do projeto segundo os valores das colunas correspondentes à classificação pertinente: Baixo / Médio / Alto / Especial. (Anexo II);

5.  Adequar, se necessário, o percentual de participação a ser adotado em função do índice de complexidade;

6. Calcular o Preço de Venda, utilizando os valores encontrados aplicando-os na fórmula.

VC = BH x % (DO VALOR DA OBRA) QUANT.

SENDO:

VC = VALOR DO CONTRATO

BH  = BASE DE HONORÁRIOS ( TABELA 8)

CUSTO DO

SERVIÇO

Recomendada para serviços de escopo não claramente definido ou não passíveis de prévia e precisa quantificação, estabelece a remuneração através da soma das despesas (estimadas ou contabilizadas) de produção dos projetos, direitos autorais e lucro.

Preço de Venda é calculado em função do somatório dos componentes do orçamento necessário para a realização dos serviços: Indicamos abaixo, o aplicativo do CAU para composição do Preço de Venda, formado pelo preço de custo dos componentes do orçamento e acrescidos de Encargos Sociais e BDI que deverão ser ajustados em função das variáveis próprias de cada escritório.

VALOR POR M²

Apesar de não indicado pelo CEAU, a forma mais comum de se cobrar por um projeto arquitetônico se dá a partir de um valor fixo por m². Nesse caso, a composição do valor do projeto se deu pelo mercado, desconsiderando as especificidades de cada projeto.

Para definir preços e áreas de uma construção de acordo com a metragem, utiliza-se o SINAPI ou o CUB/m². O SINAPI é uma ferramenta de pesquisa do IBGE que disponibiliza todo mês uma listagem sobre construção civil, mostrando preços de materiais e quanto ganha um arquiteto.

Informações e imagens retiradas dos manuais de  Honorários do AsBEA

765.404,12

SEGUIMOS O MODELO DE CALCULO APRESENTADO ACIMA. ONDE % DE PARTICIPAÇÃO É DE 4,99%

PREÇO:

VALOR % DO CUSTO

877.550,00

UTILIZOU-SE OS PARÂMETROS PRÉ CONFIGURADOS PELO CAU

PREÇO:

CALCULO CAU

345.000,00

CONSIDEROU-SE O VALOR DE R$50,00/m²

PREÇO:

VALOR POR M²

COMPARATIVO

referências de cálculo:

​área do terreno: 2.300m²

área construída: 6.900m²

bottom of page