




FUNDAÇÃO SANTA FÉ DE BOGOTÁ
ARQUITETOS
EL EQUIPO DE MAZZANTI
É um estúdio de design colombiano especializado em design arquitetônico socialmente direcionado e pesquisa acadêmica. Com mais de vinte e cinco anos de experiência, o estúdio ganhou amplo reconhecimento nacional e internacional. A prática do estúdio é caracterizada por processos de trabalho abertos, coletivos e não hierárquicos, que reúnem arquitetos, urbanistas, sociólogos, artistas e outros profissionais. O questionamento e a discussão em andamento, bem como a motivação para transgredir determinados limites, constituem parte do desenvolvimento de cada projeto.
LOCALIZAÇÃO
Bogotá, Colombia.
TIPOLOGIA: Edifício de Saúde
ANO: 2016
ÁREA CONSTRUÍDA: 32000m²
CONTEXTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO:
Bogotá é a capital da maior Cidade da Colômbia. Ponto de convergência de pessoas de todo o país, é diversa e multicultural e nela se misturam construções modernas como outras que evocam o seu passado colonial. Considerada a 3º maior economia da América Latina, sofre há décadas com um conflito interno que envolve guerrilheiros de esquerda, representados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupos paramilitares de direita (Autodefesa Unidas da Colômbia) e as Forças Armadas.
OS graves problemas de violência e falta de planejamento urbano foram combatidos na administração e Enrique Peñhasola. Período no qual os índices de violências caíram substancialmente. Peñalosa liderou uma transformação que ainda faz com que a capital colombiana seja reconhecida globalmente pela inovação em mobilidade urbana e justiça social.
A topografia do território é em grande parte acidentada, os pontos mais elevados estão a oeste do país, onde encontra-se a Cordilheira dos Andes
RELAÇÃO COM ENTORNO:

Com sua localização estratégica, entre a Avenida 9° e a 7°, ele se torna um conector urbano através de uma praça e um grande corredor adicionando à cidade um novo espaço público com extensa vegetação, zonas verdes, locais comerciais, uma cafeteria e um auditório multiuso que gerarão maior confluência do transeunte no bairro. Além disso, ele se conecta com o conjunto hospitalar original.
ESTRUTURA E MATERIAIS UTILIZADOS

- A fachada usa o tijolo em extensão através de cabos que os sustentam como um tecido.
- Estrutura de concreto armado e aço.




PLANTAS

planta de situação dentro do complexo hospitalar existente

planta do térreo

planta nível 2
ORIENTAÇÃO E ILUMINAÇÃO


A Colômbia está localizada a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério Ocidental. A linha do Equador passa na porção sul do território colombiano, fato que proporciona ao país ter uma parte de sua área no Hemisfério Meridional (sul) e outra parte no Hemisfério Setentrional (norte). Com relação à zona climática, o país pertence à zona intertropical, visto que seu território está localizado entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
A OBRA NA CIDADE




CONCLUSÕES
O projeto de ampliação da estrutura hospitalar da Fundação de Santa Fé de Bogotá, destacou-se devido a relação entre a arquitetura e o tratamento dos pacientes. “As condições de luz, espacialidade, natureza permitiram a redução do tempo de recuperação dos pacientes, do índice de infecções e de complicações médicas. Além disso cabe ressaltar a forma inovadora como os tijolos foram utilizados criando uma fachada coerente e que manteve a unidade do projeto e ao mesmo tempo permite que apareçam diferentes texturas criando uma iluminação diferente a cada um dos espaços dependendo da sua necessidade e uso, por isso, projeta-se um edifício com maior iluminação natural.
Nesse sentido consideramos que o edifício relacionou-se muito bem com o entorno, contribuindo positivamente com a qualificação do espaço urbano. Internamente adotou a arquitetura como instrumento de qualificação do bem estar dos paciente, sendo este um dos princípios que queremos adotar em nosso projeto.
