




TORRE COMERCIAL MALASK NO.1
ARQUITETOS
EAA (EMRE AROLAT ARQUITECTURE)

A EAA - Emre Arolat Architecture foi fundada em maio de 2004 por Emre Arolat Gonca Paşolar em Istambul, como a continuação das práticas arquitetônicas de Emre Arolat que ele iniciou no escritório de seus pais, Arolat Architects, como designer associado em 1987. Hoje a EAA não é apenas um dos maiores escritórios de arquitetura da Turquia, também tem uma presença reconhecida no cenário global ao longo de seus escritórios em Nova York e Londres, além de Istambul. Desde a sua criação, o estúdio construiu uma impressionante variedade de obras, desde masterplans urbanos, aeroportos a residências, edifícios culturais e locais de trabalho.
LOCALIZAÇÃO
Istambul, Turquia.
ÁREA CONSTRUÍDA: 29000m²
ANO: 2009-2014
TIPOLOGIA: Edifício Comercial
CONTEXTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO:
Em Istambul, o clima é quente e temperado. No inverno existe muita mais pluviosidade em Istambul do que no verão.
Localizado na cidade de Istambul, Turquia, cidade que tem uma posição geográfica excepcional, ao mesmo tempo estratégica e vulnerável, num universo de etnias, crenças e referências de civilizações do Oriente Médio e Mediterrâneo, entre o continente europeu e asiático. Istambul claramente pertence a esses dois mundos, desde os tempos de Constantinopla, como a porta de entrada de referências globais e de modernização, garantindo sua posição de cidade cosmopolita, com uma história de convivência de diferentes grupos étnicos desde a sua fundação. Por outro lado, essas características fazem com que a cidade seja fonte também das discórdias e problemas, especialmente no que diz respeito ao debate político turco atual.
A cidade de Istambul, a maior metrópole da Turquia – ao mesmo tempo em que se transforma em pólo de concentração da variedade cultural, tolerância religiosa e convivência de diferentes etnias – é usada pela Turquia como cartão de visita para mostrar à Europa Ocidental de que o país está pronto para ingressar na União Européia. Mas é quase paradoxal pensar em Istambul como cartão de visitas de um lugar tão variado e complexo como a Turquia. De fato Istambul tem influência de todas as etnias existentes no país, e, de forma mais ampla, de todos os territórios ocupados pelo Império Otomano, de sérvios a sírios, passando por gregos e persas.
Istambul é uma metrópole de 15 milhões de habitantes.
RELAÇÃO COM ENTORNO:

Na Avenida movimentada onde o edifício está localizado há um lado da via repleto de edificações altos com usos de comércio e serviços mantendo o gabarito parecido, já o outro lado da via na sua maior parte sem edificações ou com construções muito baixas. Então o edifício em estudo se equipara com a ideia de seu entorno.
ESTRUTURA E MATERIAIS UTILIZADOS


- O edifício simples de concreto armado com um sistema de caixilharia de alumínio e operável
- envoltória em estrutura de aço com elementos de vidro
(O edifício simples de concreto armado com um sistema de caixilharia de alumínio e operável ajudou na facilidade de construção e diminuição do orçamento em comparação com investimentos semelhantes, estando livre de carga direta do vento e influências dos raios solares. A envoltória em estrutura de aço, ao passo que cria controle climático, confere ao edifício prestígio, identidade e peculiaridade entre os demais edifícios.)
PLANTAS

pavimento térro





pavimento tipo dos níveis 1, 2 e 3
pavimento tipo dos níveis 4, 8, 12 e 16


ORIENTAÇÃO E ILUMINAÇÃO
-O espaço entre as duas fachadas é considerado uma zona de amortecimento acústica e climática
- O plano curvo da fachada formado por módulos de 150 x 200 cm foi projetado visando sua percepção a partir da rodovia. Esses painéis de vidro são dispostos a medida que permite a passagem de ar e contam com uma camada transparente sobre eles. A opacidade da camada transparente varia, até a orientação da fachada curvilínea; Na fachada sul um padrão menos transparente foi escolhido; já na fachada norte foi utilizado um filme quase transparente, concebido de acordo com questões de controle ambiental.
- A torre possui desenho que maximiza a eficiência energética baseada nas mais avançadas tecnologias construtivas, sistemas mecânicos e de iluminação. O sistema de Volume de Refrigeração Variável 3D (VRV) e as Unidades de ar condicionado ajudam a atingir um nível de eficiência elevado, visando alcançar um nível economia de energia em 40%, em comparação com edifícios com características semelhantes. O edifício está equipado com máximo de controle térmico com um sistema de três tubos VRV e ar fresco reforçado com a circulação natural de ar quando o clima permite. Elevadores regenerativos produzem sua própria eletricidade, aparelhos de água e equipamentos elétricos eficientes também estão instalados e a iluminação é baseada em lâmpadas de LED e T5.
A OBRA NA CIDADE


CONCLUSÕES
O edifício é concebido de forma modular com materiais simples e forma simplificada em seu interior. Ao receber a casca de estrutura metálica e painéis de vidro o edifício ganha em plasticidade e conforto térmico além de aumentar a qualidade dos espaços internos permitindo a criação de jardins internos.
O que mais nos chamou atenção no edifício foi o tratamento da fachada com uma casca metálica que possibilitou a criação de espaços de respiro no interior do edifício e ainda faz o controle de iluminação e ventilação em seu interior, além de desenvolver uma forma interessante para o mesmo e permitir jardins verticais entre edifício e casca. Por fim o uso de estrutura modular e materiais simples em seu interior permite flexibilidade e praticidade nos ambientes.
